Visita Técnica 02
Comunidade do Quingoma: Uma imersão geográfica sobre a questão quilombola na Região Metropolitana de Salvador
Pela primeira vez, através do Censo Demográfico de 2022, o IBGE realizou o recenseamento da população quilombola no território brasileiro. Contexto no qual foi identificado que a Bahia é o estado com a maior população quilombola recenseada do Brasil: 116.437 mil pessoas auto identificadas como quilombolas (seguido pelos estados do Maranhão e Pará com 77.683 e 42.439 pessoas, respectivamente). Foi identificado também que dos 417 municípios baianos, 245 têm ao menos uma comunidade quilombola, incluindo Salvador. Uma importante conquista da luta e resistência quilombola frente ao racismo institucionalizado no campo das políticas públicas, em conformidade com os direitos dos povos e comunidades tradicionais assegurados pela Constituição Brasileira de 1988 e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma realidade que nos provoca à uma imersão geográfica sobre a questão quilombola na Bahia e em particular, na Região Metropolitana de Salvador. Nessa perspectiva, será realizada uma visita técnica à Comunidade do Quingoma, localizada no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, Bahia. Uma comunidade constituída atualmente por 579 famílias quilombolas cuja existência relatada pela tradição oral remonta ao ano de 1569, que também foi certificada como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares (FCP) no ano de 2013 e que desde então, está em luta pela demarcação e titulação do seu território..
Palavras-chave: Ruralidades Metropolitanas; Questão Quilombola; Comunidade do Quingoma; Região Metropolitana de Salvador.
Responsável pela atividade: Prof.ª Dr.ª Hingryd Inácio de Freitas (IFBA).
Orientações gerais sobre a aula de campo
- Data: 26/08/2023.
- Atividade de finalização do minicurso homônimo, que integra a programação da SEMAGEO IFBA 2023.
- Número de vagas: 40 (25 para as pessoas que fizerem o minicurso + 15 para público geral).
- Tempo de campo: 2 turnos (manhã e tarde).
- Cada participante da Aula de Campo deverá contribuir com o valor de R$ 30,00. Essa quantia será destinado exclusivamente para colaborar para o almoço solidário que será preparado pelas mulheres do Quilombo Quingoma.
As pessoas interessadas em participar das Visitas Técnicas da SEMAGEO IFBA 2023, deverão fazer a sua inscrição em formulário on-line, no qual deverão informar:
- Nome completo.
- E-mail.
-
Qual o objetivo da participação na atividade.
IMPORTANTE: Devido a obrigatoriedade de realizar seguro de vida para utilização dos ônibus da instituição, o período de inscrição para esta atividade dever ser feito com um prazo máximo de antecedência, sendo:
-
Período para inscrições de estudantes do IFBA: 28/07/2023.
-
Período para inscrições de público externo: 10/08/2023.
As vagas para público geral serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo critério de seleção. A Comissão Organizadora entrará em contato, por e-mail, informando aos inscritos se foram selecionados ou não. A relação dos participantes das aulas de campo será publicada no website da SEMAGEO IFBA 2023.
- - -
ATENÇÃO: Para realizar a inscrição em qualquer atividade oferecida na programação da SEMAGEO IFBA 2023, é necessário que a pessoa esteja credenciada no evento. Quem não tiver realizado o credenciamento, não terá sua inscrição validada para participar das atividades.