top of page
Fundo CORES Q1.jpg
Backgroud Rosa dos Ventos Q W.jpg

Espaço da Obra

Atividade que contempla diálogos com geógrafos tendo como enfoque as suas obras publicadas acerca das suas pesquisas sobre a produção do espaço geográfico.

Fundo CORES Q1.jpg
Backgroud Rosa dos Ventos Q W.jpg

24/08/2023 • 17h40 • Salão Nobre • Instituto Federal da Bahia - IFBA • Campus Salvador

A obra: A Geografia no alvorecer da República

Editora: Edufba

Ano: 2019

Organizadores: André Nunes de Sousa, Caroline Bulhões Nunes Vaz

Sinopse: A coletânea A Geografia no alvorecer da República: contribuições à história da ciência geográfica no Brasil reúne 21 artigos divididos em três seções, nos quais são apresentados autores, obras, instituições e jornadas acadêmicas que contribuíram com o desenvolvimento da Geografia no país. Resultado de pesquisas e encontros acadêmicos promovidos, inicialmente, pelo projeto “História da Geografia na Bahia: do Período Regencial à República”, o projeto vem se esforçando em estabelecer pontes com pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre a formação da ciência geográfica no Brasil, a fim de contribuir para um melhor entendimento sobre a história e epistemologia da Geografia no país, com atenção às suas particularidades regionais, temporais e institucionais.

Autor:

​Prof. Dr. André Nunes de Sousa

Instituto Federal da Bahia – IFBA

Moderadora:

Naira Santana Pita

Mestranda em Geografia na Universidade Federal da Bahia – UFBA

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA

Fundo CORES Q1.jpg
Backgroud Rosa dos Ventos Q W.jpg

25/08/2023 • 17h40 • Salão Nobre • Instituto Federal da Bahia - IFBA • Campus Salvador

A obra: Infraestrutura Urbana e Desigualdade Socioespacial na Cidade de Salvador - Bahia

Editora: Editora CRV

Ano: 2023

Autor: Joilson Cruz da Silva

Sinopse: O presente estudo tem como finalidade desvendar o espaço urbano da cidade de Salvador-Bahia, cidade que se apresenta com uma estrutura Urbana extremamente desigual, tendo em vista a precariedade no atendimento às demandas dos bairros periféricos da cidade, espaços “socialmente desiguais”, lugar da população em sua grande parte pobre e negra. A deficiente atenção dada pelo poder público a esses locais possibilita a ampliação e a consolidação das desigualdades socioespaciais nesses bairros, aumentando as dificuldades cotidianas enfrentadas pelos moradores. Assim, surge a pergunta: quais motivos levam a tamanho descaso por parte do poder público? Uma vez que, nestes espaços, a ausência do poder público contribui de forma direta com a precária infraestrutura urbana. Buscamos neste estudo analisar as gestões que ocorreram no período de 1996 a 2021, realizando uma profunda pesquisa das ações de políticas públicas e planejamento urbano que ocorreram na cidade, principalmente nos espaços dos denominados “sujeitados ao sistema”.

Autor:

​Prof. Dr. Joilson Cruz da Silva

Instituto Federal da Bahia – IFBA

Universidade do Estado da Bahia -– UNEB

Moderador:

Prof. Me. Ubiraci Carlúcio dos Santos

Instituto Federal da Bahia – IFBA

Fundo CORES Q1.jpg
Backgroud Rosa dos Ventos Q W.jpg

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESPAÇO DA OBRA

Dinâmica: Na ação, alguns autores convidados  pela organização da SEMAGEO IFBA 2023 falam sobre as suas obras e respondem às perguntas do público sobre as publicações e as temáticas abordadas. Um moderador coordenará a ação, sendo o responsável por orientar as discussões para que elas se mantenham organizadas e em torno dos temas principais.

  • Participantes da mesa: Autor e Moderador.

  • Acessibilidade: Intérprete de Libras.

  • Equipe de apoio: Monitores.

  • Tempo para a apresentação da obra: 30 minutos.

  • Tempo de diálogo com o público: 20 minutos.

- - -

​​ATENÇÃO: Para realizar a inscrição em qualquer atividade oferecida na programação da SEMAGEO IFBA 2023, é necessário que a pessoa esteja credenciada no evento. Quem não tiver realizado o credenciamento, não terá sua inscrição validada para participar das atividades.

bottom of page